top of page

Nossos pilares

exemplo de corte 3.jpg
exemplo de corte 2.jpg

ZERO WASTE: esse é o nosso principal pilar, é a partir dele que pensamos a forma de todas as peças. Mas o que é modelagem Zero waste? Na modelagem tradicional quando cortamos uma peça são gerados retalhos que acabam sendo descartados, criando resíduos e desperdiçando de recursos. O zero waste (zero desperdício) propõe utilizar o tecido integralmente, por isso as partes dos moldes se encaixam perfeitamente no tecido sem gerar retalhos, isso influencia na forma e nos tamanhos das peças.

SLOW FASHION: nossas peças são cortadas e produzidas uma a uma artesanalmente. Não produzimos coleções, apenas peças que trazem o zero waste e a atemporalidade como foco.

PEÇAS EXCLUSIVAS: Fazemos um lançamento de coleção por mês. Todos os modelos são zero waste e com tecidos diferentes, criando peças únicas e exclusivas!

exemplo de corte 4.jpg

Nossa História

Em 2010 passei pela experiência de estudar moda na Universidade de Palermo na Argentina onde fiquei por três anos. Dessa vivência, trouxe o gosto pelo design independente e autoral argentino. Lá aprendi a brincar com a modelagem e com as silhuetas, através de inúmeros exercícios utilizando pregas, amarrações e volumes. Para concluir a graduação, decidi voltar para Porto Alegre e me formar na Uniritter.

WhatsApp Image 2019-04-05 at 12.36.32.jp

Carolina B. Rovani, criadora da marca.

Percebi que o processo que eu havia presenciado na Argentina estava acontecendo por aqui também, marcas locais produzindo peças com história e foco em um propósito maior, e isso me deixou muito animada! Durante o período de conclusão da faculdade trabalhei com a marca Solaine Piccoli, onde aprendi muito sobre acabamentos e modelagens de alta qualidade, aumentando ainda mais o meu gosto por costura. Durante o processo de desenvolver o TCC acabei encontrando um tema apaixonante que se vinculava ao que eu acredito sobre o futuro da moda: o zero waste. A ideia do Zero Waste na moda é eliminar a geração de resíduos na hora do corte e confecção das peças, essa tendência caminha ao lado de movimentos como o Slow Fashion, que propõe uma redução no ritmo do consumo para que possamos valorizar a qualidade e propósito a cima da quantidade e das tendências, esses movimentos vão muito além da moda.

 

 

Desde a primeira vez que ouvi falar de Zero Waste na modelagem fiquei encantada com a possibilidade de encaixar todo o molde em um tecido sem que restassem negativos que são descartados. Para que os moldes se encaixem trabalhamos basicamente com formas geométricas, dando forma para o tecido através de pregas, pences e amarrações. Durante o processo de desenvolvimento do TCC percebi que tinha encontrado o que eu gostaria de estudar e tinha encontrado meu desafio e fonte de inspiração.

Esse foi o gatilho para a criação da marca Tsuru Alfaiataria, que nasce em Maio de 2018. A escolha do nome veio intuitivamente. Tsuru vem do origami de uma ave sagrada no Japão. Esse origami simboliza saúde, sorte e felicidade. O nome foi escolhido também porque trabalhamos nossas modelagens com formas geométricas utilizando pregas e pences assemelhando-se a essa linda técnica do origami. As peças são criadas respeitando as dimensões dos tecidos e são cortadas uma a uma, por isso, temos uma produção de pequena escala. Assim, agregamos valor artesanal à peça. Outro diferencial das nossas criações é o fato de não utilizarmos zíperes. Para os fechamentos e ajuste das peças ao corpo utilizamos métodos de amarrações com tiras e elásticos. Esse sistema proporciona uma maior abrangência de tamanhos. Assim uma mesma peça consegue vestir corpos diferentes causando diferentes efeitos. Por isso as peças da marca são para pessoas que desejam brincar com as formas e dimensões do tecido sem se prenderem a padrões.

bottom of page